As Amigas (1955)


Embora não esteja entre as melhores obras de Michelangelo Antonioni, "As Amigas" ainda é um ótimo filme. Dentro da linha do neo-realismo italiano, mais uma vez o cineasta aborda questões sociais da Itália da época, ao dirigir seu foco para um grupo de mulheres da sociedade torinense.

Partindo de um roteiro muito bem estruturado, Antonioni conduz com maestria seus personagens, no que é ajudado por grandes atuações do elenco e pela bela fotografia em preto-e-branco de Gianni Di Venanzo. A trama aborda problemas da evolução das mulheres na sociedade, como o conflito entre a carreira e o amor, do machismo, da futilidade de algumas mulheres.

No elenco, Yvonne Furneaux está magnífica como uma mulher superficial, preocupada apenas com sua aparência e se mostrando às vezes até cruel com pessoas de sua relação. Eleonora Rossi Drago apresenta-se como a elegante e sensível Clelia, sempre preocupada com os outros, principalmente com a frágil Rosetta, encontra satisfação em seu trabalho. Valentina Cortese, a mais consagrada atriz do elenco, está inesquecível no papel de Nene, uma mulher pronta para perdoar e se sacrificar em benefício do homem que ama. Madeleine Fischer, em seu 2º filme, apresenta um bom trabalho como a jovem Rosetta. Entre os atores, o maior destaque fica com Gabriele Ferzetti, no papel do inconstante Lorenzo.

tags: Filmes, Drama, Legendado, Romance, Itália, Italiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário